CEO da Free Wheelchair Mission esteve no Brasil para conhecer o Programa Mobilidade para Todos

Nuka Solomon, diretora executiva da Free Wheelchair Mission (FWM), organização humanitária americana sem fins lucrativos, esteve no Brasil, de 04 a 15 de agosto, para conhecer de perto o trabalho e projetos realizados pelo Programa Mobilidade Para Todos.

A FWM foi idealizada e fundada por Dom Schoendorfer e sua sede fica em Irvine, Califórnia, nos Estados Unidos. A organização projeta e fabrica cadeiras de rodas funcionais e duradouras, para países em desenvolvimento.

O Programa Mobilidade Para Todos nasceu no Distrito 4630 do Rotary International, em parceria com a FWM e a ANPR (Associação Norte Paranaense de Reabilitação), instituição habilitada a receber a doação das cadeiras de rodas.

Em Maringá, Nuka participou das homenagens a alguns dos parceiros do Mobilidade Para Todos, que começou através do Programa de Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE), quando o governador Amaury Couto era o líder, em 2003.

“A distribuição das cadeiras de rodas começou quando fui líder do IGE e o projeto foi implementado no ano rotário 2004-05. Eu soube da intenção do Rotary da Califórnia em doar as cadeiras de rodas, imediatamente me interessei em trazer para o nosso distrito. Mas havia o desafio de lidar com a parte burocrática, de trazer ao Brasil e explicar para a Receita Federal a origem e a destinação legal. Entrei em contato com a Renata Mestriner (associada do Rotary Club de Maringá-Parque do Ingá), que através da sua empresa (Global Assessoria em Comércio Exterior), já cuidava dos trâmites da minha e pedi sua ajuda. Imediatamente ela se prontificou e em 2005, recebemos o 1º lote com 500 cadeiras de rodas”, explica Amaury sobre o início de tudo.

Pela primeira vez no Brasil, Nuka está há quatro anos e meio na FWM e explica que em 21 anos de existência da ONG, mais de 1,3 milhões de cadeiras de rodas foram distribuídas para 94 países. “Por que cadeiras de rodas? Um estudo prevê que cerca de 75 milhões de pessoas no mundo precisam ganhar mobilidade, então ainda temos muitas cadeiras de rodas a entregar”, reforça.

O governador do Distrito 4630, Eloi Bonkoski, destacou o quanto o projeto cresceu e hoje abrange a participação de todos os distritos rotários do Paraná. “Mais um projeto grandioso, que promove a qualidade de vida das pessoas e que nasceu no nosso Distrito e tem levado dignidade e mobilidade a todos os cantos do país”.

 

Larissa Nakao - Comunicação Corporativa

Fotos

Localizar site dos clubes